São Paulo, terça-feira, 28 de junho por Lucca Ranoya – O almeirão é uma hortaliça um tanto sensível, pela finura e fragilidade das suas folhas. Portanto, quando for cultivar, utilize algumas estratégias para evitar que ele cresça com as bordas queimadas (acidez excessiva da terra) ou cresça amarelado (falta de nutrientes, precisa adubar). Além disso, caso perceba o crescimento de alguma praga na sua planta, aplique as medidas necessárias para evitar que ela se alastre de forma irreversível.
Em primeiro lugar, prepare a terra de cultivo. Enfim, a maior parte das terras brasileiras são ácidas e precisam de correção. Caso ignore esse fato e continue plantando as suas hortaliças ali, o que pode acontecer é uma diminuição no volume e vigorosidade das suas verdinhas. Isso porque, acidez ideal do solo, precisa estar em uma faixa de PH equilibrada, que facilita a absorção dos minerais presentes ali, pelas raízes. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.
Aprenda fazer o plantio do almeirão: guia para a calagem e adubação do solo – Reprodução Canva
Leia mais: Conheça o nosso top 3 de plantas de sol pleno: elas amam o sol
Realizando a calagem do solo
Antes de tudo, consiga uma muda de almeirão. Se quiser, você consegue germinar pela semente. Basta colocar algumas sementes da espécie (de qualidade) em uma sementeira, manter o solo úmido, deixar o recipiente em um local escuro até o broto despontar. Depois, coloque gradualmente o broto em um local com luminosidade indireta, por 15 dias. Assim, com o tempo, voc~e terá a sua muda de almeirão pronta para ser transplantada.
Então, prepare o solo para qual você transportará a muda. A calagem nada mais é do que a correção do PH excessivamente ácido, para um PH ligeiramente ácido, perfeito para o cultivo da maior parte das espécies. Para isso, utilize na mistura de terra, calcário dolomita em pó. Prepare uma terra utilizando 60% terra vegetal e 40% esterco de boi curtido. Enfim, misture nessa mistura, 50 gramas de calcário em pó, para cada metro quadrado.
Não saia antes de ler: Pode plantar orquídea na água? Descubra agora como esta flor deve ser cultivada
Adubando o solo e plantando o seu almeirão
Por fim, realize a adubação com bokashi, depois de 3 meses do transplante. Siga as orientações na caixa do produto. Entretanto, quando for transplantar sua muda de almeirão, faça um berço na terra prepara, com 5 centímetros de profundidade e 3 centímetros de largura, de uma forma que a planta enterre suas raízes por completo, mas sem comprometer o caule central. Em seguida, realize a rega abundante, para dissolver quaisquer bolhas de ar subterrâneas e realize a manutenção diária para ver o seu pé de almeirão crescer vigorosamente.
Veja mais aqui: As 5 plantas com as folhagens mais resistentes à luz solar