Nova Mutum dia 20 de junho de 2022 por Camila Vicente – Nesta segunda-feira iremos tratar sobre o aumento de casos de dengue no estado do MT. Posteriormente iremos tratar sobre o descaso da população com os cuidados necessários para evitar sua proliferação. Saiba mais aqui no ÉMaisMT.
A dengue é doença uma infecciosa transmitida pelo mosquito “Aedes Aegypti”. Em dias quentes e úmidos sua incidência pode aumentar. Ademais, a dengue tem sintomas como:
Febre alta;
Dores no corpo;
Dor de cabeça;
Dores nas articulações;
Dor ao movimentar os olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Enjoo e vômitos; e
Manchas vermelhas pelo corpo.
Veja também: Crescimento de construções no estado mesmo em meados de crise; saiba mais
Portanto, em comparação com o ultimo ano, houve um aumento de 112% nos casos de dengue, sendo que até 23 de abril foram registrados 15.754 no estado, sendo que no mesmo período no ano passado foi registrado 7.431 casos. Ademais, o vírus passa através de uma fêmea do mosquito que está infectada por já ter picado alguém contaminado com o vírus.
Veja também: Ferrovia e a expectativa econômico financeira da população mato-grossense, saiba mais
Formas de combate ao mosquito Aedes aegypti
Outrossim, locais com agua parada torna mais fácil para sua proliferação. Neste caso, é necessário evitar o acúmulo de água em recipientes, pneus, caixa d’agua e garrafas, entre outro.
Deve sempre manter a caixa d’agua fechada, guardar garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo, manter as lixeiras e sacolas plásticas sempre fechadas, e o principal é sempre fazer a manutenção das vasilhas dos animais de estimação.
Relação do aumento de dengue com o período de pandemia
Em resumo, nota-se que houve um certo descuido das entidades e da população quando o assunto é a dengue. Visto que neste período houve uma escassez do pessoal da área de saúde, o medo da população durante a pandemia tornou notório o descuido de outras doenças, fato este que conclui os altos índices atuais.
Dengue hemorrágica
Ademais, a dengue hemorrágica é considerada dengue grave. É uma complicação do vírus da dengue, sendo mais comum em pessoas que já contraíram uma primeira vez. Ademais, isso corre pois o sistema imunológico da pessoa dispara reação muito forte. Os sintomas da dengue hemorrágica são:
Sangramento da gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestino;
Vômito persistente;
Dor abdominal intensa
Pele fria e úmida;
Urina com sangue;
Olhos vermelhos; e
Dificuldades respiratórias e confusão mental.
Ao mesmo tempo, o tratamento da dengue hemorrágica deve ter início assim que os sintomas começarem para que não haja demais complicações.
Veja também: Queimadas no período da seca podem resultar em aumento na fatura de energia; saiba mais detalhes:
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.