Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Amazônia legal - Reprodução Instagram
Amazônia legal - Reprodução Instagram

Desmatamento na Amazônia Legal; saiba mais

Nova Mutum, 28 de junho de 2022, por Camila Vicente – Nesta terça-feira iremos falar sobre a Floresta Amazônica, as consequências que sofre com o desmatamento e os reflexos em geral para a população mundial. Saiba mais aqui no ÉMaisMT.

A saber, a Amazônia é floresta úmida que cobre boa parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Aliás, abrange cerca de sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco destes, cobertos por floresta tropical.

Veja também: Prisão da Ex-presidente da Bolívia e o apoio político oferecido por Bolsonaro; saiba detalhes

Amazônia - Reprodução Instagram Amazônia – Reprodução Instagram
Abrangência da Amazônia no território Brasileiro
Ademais, toda a floresta abarca um total de nove nações, sendo que a maior parte dela está localizada no Brasil, compreendendo um total de 60% da floresta. Posterior, temos o Peru, Colômbia Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, e França, estes com partes menores.

Veja também: Saiba detalhes sobre o caso Genivaldo, morto por agentes da Polícia Federal e o sigilo de cem anos imposto no processo; saiba mais
O desmatamento e o interesse na proteção da Amazônia
A priori, cabe salientar, a importância da Floresta Amazônica para o planeta, visto que, a degradação afeta de forma significativa no meio ambiente. Por conseguinte, essa degradação aos poucos, torna a vida humana insustentável.

Em resumo, o Brasil é o país que mais contribui com a produção agropecuária. Ademais, o produtor brasileiro depende significativamente da chuva, que é seriamente afetada pelo desmatamento.

Por fim, é válido que o Brasil defende a ideologia de prosperidade e sustentabilidade e que o desmatamento não é ato inteligente. No entanto, ponto importante a se questionar é: Quais são os atos praticados para a preservação da Amazônia?; Se houver, esses atos são realmente efetivos?.

Em paralelo, é obvio que é necessário enfrentar o desmatamento e tornar eficiente as medidas de combate. A saber, durante de 2003 à 2012, registrou-se o principal marco da ação do governo em prol da redução do desmatamento, sendo necessário a unção de todos os seguimentos para contribuir com a sustentabilidade.
Índice do desmatamento no governo atual em contrapartida aos antecessores
Como resultado, a má gestão política e o descaso com o futuro brasileiro, na gestão atual, ano de 2021 e 2022 o registro é de record em alerta de desmatamento. Em suma, chegou a 1.012km², 74% maior ao ano anterior, ambos durante a gestão Bolsonaro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SOS Amazônia (@sosamazonia)

 

Em mesmo sentido, os reflexos previstos e já vistos pela sociedade, são as mudanças climáticas, ondas de calor, secas prolongadas, avanço do mar sobre as cidades e o colapso agrícola. Essas são algumas das consequências.

Em meio a todo desastre, na realidade mundial atual de crise econômica, guerra e pandemia, observa-se tramitando e passível de aprovação, projeto de lei nº 191/2020, instituído pelo governo atual. Este projeto tem por finalidade permitir a realização de extração de recursos minerais e hidrocarboneto das terras indígenas.

Em conclusão, as florestas, os povos indígenas e a biodiversidade estão ameaçados com este Projeto de Lei, e cabe a toda a sociedade a consciência e o interesse de que o futuro está próximo, e nosso planeta cada vez mais doente.

Veja também: Interferência de Jair Bolsonaro pode ter resultado na soltura de Milton Ribeiro? saiba mais

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]