Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Genivaldo - Reprodução Instagram
Genivaldo - Reprodução Instagram

Saiba detalhes sobre o caso Genivaldo, morto por agentes da Polícia Federal e o sigilo de cem anos imposto no processo; saiba mais

Nova Mutum, 27 de junho de 2022, por Camila Vicente – Trata-se do caso envolvendo a morte de um civil, Genivaldo Jesus Santos, provocada por agentes da Polícia Rodoviária Federal. Saiba mais aqui no É Mais MT.

Ademais, no dia 25 de maio deste ano, repercutiu em todos os campos da mídia, o vídeo da abordagem policial que ocorreu na cidade de Umbaúba, estado de Sergipe. Em resumo, o fato levou a morte de Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos.

Veja também: Diabéticos tomam café com açúcar em hospital; saiba mais

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CNN Brasil (@cnnbrasil)

A vítima foi abordada por policiais durante a manhã do dia 25 de maio. Em suma, um depoimento registrado alega que os agentes pararam o homem por não estar usando capacete enquanto pilotava sua moto.

Ademais, o vídeo mostra os policiais pedindo para que Genivaldo faça pose de revista. Aliás, no momento da abordagem, o sobrinho da vítima informou aos policiais que ele sofria de transtornos mentais. Confirmando este fato, os policiais encontraram uma cartela de remédios no bolso de Santos. O mesmo fazia tratamento para esquizofrenia há mais de vinte anos.

Veja também: Ferrovia e a expectativa econômico-financeira da população mato-grossense; saiba mais

Em alegação, os policiais disseram que o homem ficava passando a mão na cintura e pelos bolsos, fato este que resultou na contenção de Genivaldo. Primeiramente, fizeram o uso de spray de pimenta e gás lacrimogênio. Por fim, conforme laudo do IML, a efetiva causa da morte de Genivaldo se deu por asfixia e insuficiência respiratória.
Sigilo de cem anos no processo disciplinar dos policiais envolvidos no caso Genivaldo
Ademais, a Polícia Rodoviária Federal declarou o processo disciplinar que corre contra os policiais como “informação pessoal”, privando também acesso no que concerne aos atos já conclusos. Em resumo, a investigação teve início em decorrência da negativa da PRF ao acesso dos atos pelo Portal Metrópoles. Fato este que viola a lei de acesso a informação nº 12.527/2011.
”Informo que se trata de pedido de informação pessoal de servidores desta instituição, conforme inciso IV do art. 4º da Lei nº 12.527 (Lei de Acesso à Informação)”, noticiou a PRF.
Posterior a essa solicitação, foi informado a imposição de cem anos de sigilo ao PAD que corre contra os agentes da PRF. Como forma de tortura, os policiais utilizaram a viatura e improvisaram uma câmara de gás que resultou na morte de Genivaldo.
Ministério Público Federal investiga o caso
Outrossim, a investigação tem a finalidade de apontar se a medida tem por objetivo obstruir a verdade dos fatos. Aliás, se está sendo usada como meio de obstáculo ao interesse da sociedade. Conforme a (CGU) Controladoria Geral da União, as informação passíveis de sigilo são:
“As que ferem à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem.”
Veja também: Colega de trabalho espanca procuradora; saiba mais

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]