Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Jeanine - Reprodução Instagram
Jeanine - Reprodução Instagram

Prisão da Ex-presidente da Bolívia e o apoio político oferecido por Bolsonaro; saiba detalhes

Nova Mutum, 27 de junho de 2022, por Camila Vicente – Nesta segunda-feira, iremos falar sobre a Ex-presidente da Bolívia Jeanine Añez Chávez. Eventualmente, Chávez foi condenada por golpe de Estado após a posse do novo Presidente da Bolívia. Saiba mais aqui no ÉMaisMT.

Ademais, Jeanine foi presa, e condenada a cumprir pena de 10 anos pela prática de “atos antidemocráticos”. A saber, a ex-presidente é formada em Direito, já foi apresentadora e diretora de televisão e membro do Comitê Executivo Nacional de Movimento Social Democrático.

Veja também: Em tempos de crise econômica, brasileiros caminham para a pobreza; saiba mais

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jeanine Añez Chavez (@jeanineanez)

 

Primordialmente, Jeanine tomou posse do cargo de presidente interina da Bolívia após a renúncia de Evo Morales, exercendo função no cargo por aproximadamente um ano. Posterior, houve novas eleições na Bolívia e a posse do novo presidente Luis Arce. Em contrapartida, houve a prisão preventiva da advogada, que ficou aproximadamente um ano presa.

Ademais, conforme dito acima, e após esse tempo em prisão preventiva, no dia 10 de junho de 2022, Añez foi condenada a dez anos de prisão. Em suma, a alegação é de que a mesma praticou golpe contra deu antecessor Evo Morales no ano de 2019.

Veja também: Interferência de Jair Bolsonaro pode ter resultado na soltura de Milton Ribeiro? saiba mais
Condenação de Jeanine Áñez Chávez
Outrossim, a ex-presidente foi condenada por descumprir as leis da constituição do país. A priori, em investigação da (CIDH) Comissão Internacional de Direitos Humanos, houve 35 mortes por conta de manifestações opostas. Após o julgamento, ela afirmou que:
“Não vamos ficar aqui, vamos à justiça internacional”.

“Fiz o que tinha que fazer, assumi a presidência por compromisso. Faria de novo se tivesse a oportunidade”
Cabe salientar, que o TCP – Tribunal de Contas Plurinacional reconheceu o mandato de Jeanine, sendo aprovado até mesmo pelo partido do Morales, que compunham Congresso. Assim, seu mandato foi “constitucional”
Proposta de asilo político por Jair Messias Bolsonaro

Ademais, uma questão importante é entender quanto o ato de auxílio do presidente, no sentido de saber qual o interesse do mesmo no apoio à Ex-presidente da Bolívia?. Em suma, Jair Bolsonaro afirma em sua entrevista, ao programa 4×4 que Jeanine, foi presa injustamente. Aliás, afirmou que tanto Evo Morales quanto o atual presidente da Bolívia Luiz Arce, são amigos do Ex-presidente Lula.

Veja também: Colega de trabalho espanca procuradora; saiba mais

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]