Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
A citronela no jardim espanta mosquitos? Saiba agora e confira como usá-la de repelente - Reprodução: Canva Pro
A citronela no jardim espanta mosquitos? Saiba agora e confira como usá-la de repelente - Reprodução: Canva Pro

A citronela no jardim espanta mosquitos? Saiba agora e confira com usá-la de repelente

São João do Paraíso, 29 de junho de 2022, por Ana Meireles – Verdade que a citronela espanta mosquitos? Para saber um pouco mais dessa planta aromática, continue com a gente até o final desse conteúdo. Certamente, você vai se surpreender com as vantagens que essa verdinha pode oferecer.

A propósito, esses arbustos são de origem asiática, e fazem parte da família Poaceae e se parecem muito com capim-limão. Apesar do grande número de espécies, a citronela de java ou Cymbopogon winterianus, se destaca no cultivo devido possuir óleo em maior quantidade. No entanto, a Cymbopogon nardus, ou citronela ceilão, também possui propriedades repelentes e já foi muito requisitada para esse fim.

Ademais, fique sabendo: Plantas que afastam abelhas do quintal: descubra os mitos e verdades desse assunto agora mesmo

A citronela no jardim espanta mosquitos? Saiba agora e confira como usá-la de repelente - Reprodução: Canva Pro A citronela no jardim espanta mosquitos? Saiba agora e confira como usá-la de repelente – Reprodução: Canva Pro
Como usar a citronela para espantar mosquitos?
De acordo com artigo da Revista Globo Rural, em 12 de dezembro de 2018, os benefícios da citronela podem ser aproveitados das mais variadas maneiras. Como por exemplo, em forma de óleo e desinfetantes. Nesse caso, é só pingar algumas gotas da essência na água e aplicar por todo o ambiente. Como resultado disso, sua casa fica cheirosinha e livre dos insetos.

Saiba mais: Aprenda algumas dicas caseiras para manter escorpiões longe do quintal; fique livre desses animais

Além disso, plantá-la no jardim, é uma ótima opção para quem quer afastar os mosquitos dos cultivos. Por conseguinte, ela ajuda a manter os bichinhos longe do seu quintal de maneira natural e sustentável. Para tanto, veja o passo a passo que a equipe do Agro Notícias separou, de como plantar essa preciosidade.
Plantio
De antemão, saiba que ela pode ser cultivada em vaso ou diretamente no chão. Para isso, escolha um local que tenha incidência de luz solar ao menos algumas horas por dia. Isso porque a citronela prefere climas tropicais e se dão muito bem em ambientes bem iluminados.

Feito isso, prepare o solo com adubo orgânico e acomode sua mudinha. Por fim, mantenha a rega diária, mas, cuidado para não encharcar suas raízes. Em pouco tempo, sua amiguinha estará esbanjando beleza e aroma.

Finalmente, você aprendeu como espantar mosquitos do seu jardim e da sua casa usando a citronela. Agora, não deixe de compartilhar esse conteúdo e ajude alguém a resolver um problema tão comum com essas dicas maravilhosas.

Antes de você ir embora, veja também: Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar

Nascida e enraizada no norte de Minas, mas como o coração e pensamentos itinerantes. A propósito, sou mãe de Luiz Otávio, amante dos livros e da boa música. Para mais, técnica em enfermagem atuante desde 2009. Atualmente, atuando também como redatora do Folha Go e do ÉmaisMT.