Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Já ouviu falar do alho-poró? Esse vegetal vendo sendo bastante utilizado na culinária ao redor do mundo como tempero na elaboração de pratos.
Já ouviu falar do alho-poró? Esse vegetal vendo sendo bastante utilizado na culinária ao redor do mundo como tempero na elaboração de pratos.

Além de sabor marcante o alho-poró agrega inúmeros benefícios à saúde; saiba mais

Curitiba, 26 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- Já ouviu falar do alho-poró? Esse vegetal vem sendo bastante utilizado na culinária ao redor do mundo como tempero na elaboração de pratos. Sendo que, além de possuir um sabor que dá um toque especial aos pratos, ele tem nutrientes que podem proporcionar benefícios para o seu corpo.

Para você que já conhece o alho-poró, ou não conhece e quer agregá-lo às suas receitas, mostraremos as propriedades nutricionais presentes nesse vegetal. Além disso, traremos alguns dos benefícios que o consumo do alho-poró pode auxiliar positivamente na sua saúde.

Confira também: O gergelim faz bem para a saúde? Confira a resposta e muito mais sobre essa semente

Alho-poró( Reprodução Canva) Alho-poró (Reprodução Canva)
Conhecendo o alho-poró
Primeiramente, o alho- poró é um vegetal que tem um sabor semelhante ao da cebola, porém, mais leve. Portanto, as pessoas costumam usá-lo como tempero em carnes, risotos, massas, molhos e diversos pratos. Entretanto, muitas pessoas o consomem e não fazem ideia do bem que ele proporciona ao corpo. Por isso, mostraremos agora o quão rico em nutrientes ele é.

Conforme o site Viva Bem Uol, em 24 de abril de 2022, por Cecilia Felippe Nery, o alho-poró tem a sua produção centrada no Sul e Sudeste, mas se encontra de fácil acesso em todas as regiões do Brasil. Ainda mais, você sabia que uma colher de sopa de alho-poró possui cerca 4,8 calorias, 0,21g de proteína, 0,01g de gordura? Isso mesmo! Assim, você pode consumir esse vegetal em suas receitas tranquilamente e, é claro, sem excessos e de uma maneira equilibrada.

Ademais, veja: Você conhece os benefícios da casca de melancia? Veja agora e aprenda a aproveitá-los
Benefícios
Agora, a hora mais esperada, mostremos alguns dos diversos benefícios que o alho-poró oferece para saúde, além de proporcionar uma alimentação saudável. Além disso, ele possui nutrientes e propriedades como: vitamina C, cálcio, ferro, potássio, cobre, fibras, magnésio, anti-inflamatório e antioxidantes. Inclusive, esse vegetal tem a versatilidade de poder ser consumido tanto cru como cozido, ou seja, você escolhe o que te agrada mais de acordo com seu gosto.

Auxilia na retenção de líquido;
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
Faz bem para saúde do coração;
Protege os olhos contra envelhecimento e a oxidação;
Contribui para prevenir doenças inflamatórias;
Auxilia do processo de digestão.

Como utilizar o alho-poró?
Então, existe uma variedade de possibilidades para consumir o alho-poró na alimentação. Portanto, mostraremos algumas opções diferentes para que se possa experimentar as que mais coincidem com o seu gosto.

Omelete de queijo com alho-poró;
Risoto de bacon com alho-poró;
Caldinho de feijão com alho-poró;
Batata assada com alho-poró.

Logo, essas foram algumas opções diferentes para consumir o alho-poró, mas, é claro que você pode utilizar de maneiras diversas de acordo com o seu paladar. Por fim, o Agro Notícias finaliza essa dica maravilhosa sobre esse vegetal que, além de saboroso, proporciona benefícios para a sua saúde.

Continue vendo: Utilize sua horta de temperos e aprenda a fazer o molho pesto mais saboroso e barato que o comprado pronto

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.