Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Melancia( Reprodução Canva)
Melancia( Reprodução Canva)

Você conhece os benefícios da casca de melancia? Veja agora e aprenda a aproveitá-los

Curitiba, 24 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- A melancia é uma fruta conhecida por ser deliciosa, suculenta e refrescante. Mas, você sabia que a sua casca também possui benefícios para quem consome? Isso mesmo, muitas vezes podemos encontrar nutrientes nas cascas das frutas e a melancia é um belo exemplo.

Portanto, para você que nunca ouviu falar ou ficou na dúvida sobre o assunto, mostraremos como consumir a casca de melancia e quais benefícios ela pode lhe proporcionar. Além disso, traremos algumas dicas de como se pode inserir a casca dessa fruta em sua alimentação.

Confira também: Suco de jambo para que serve? Veja as propriedades dessa bebida natural e como prepará-la

Melancia( Reprodução Canva) Melancia (Reprodução Canva)
Benefícios da casca de melancia
A casca de melancia possui uma parte que muitas pessoas não sabem que podem consumir. Segundo o site Globo, em 12 de janeiro de 2015, a parte branca da melancia proporciona benefícios para a saúde, entretanto, por não saber que é algo consumível as pessoas acabam não comendo. E, sim, essa parte da melancia pode ser consumida, como também possui propriedades nutricionais como: antioxidantes, vitaminas A, C e licopeno.

Por conta de seus nutrientes, os benefícios proporcionados pelo consumo da casca de melancia são os seguintes:

Fortalecer a imunidade;
Melhorar a aparência da pele;
Auxiliar na retenção de líquido;
Controlar o colesterol;
Auxiliar na saúde dos ossos;
Aumentar a energia;
Melhorar o desempenho sexual;
Ajudar a proteger a saúde cardiovascular;
Prevenir o envelhecimento precoce.

Ademais, veja: Abacaxi desidratado é uma ótima opção de petisco fora do horário: aprenda a fazer e saiba mais sobre ele
Como aproveitar a casca de melancia
Dessa forma, agora que você já sabe as propriedades que estão presentes na casca de melancia e quais benefícios ela pode proporcionar à sua saúde, traremos algumas dicas de como pode consumi-las. Afinal, existem opções para todos os gostos. Pode-se utilizar essa parte da fruta para fazer doces e geleias, como também se pode refogar a casca ou fazer farofa. Confira agora uma receita super fácil e prática para fazer em casa.
Farofa de casca de melancia

2 xícaras de casca de melancia picadas ou raladas (parte verde e branca);
1 cenoura ralada;
2 colheres de azeite;
1 cebola picada;
½ xícara de cebolinha picada;
100 g de azeitona;
Sal, pimenta e gengibre a gosto;
1 xícara de farinha de mandioca.

Primeiro, coloque a frigideira no fogo e adicione o azeite, casca da melancia e cebola. Deixe refogando até a água secar. Em seguida, apague o fogo e adicione a cenoura, cebolinha, castanha, gengibre, sal, pimenta e, por fim, a farinha. Basta misturar tudo até que fique encorpado e está pronto para servir.

E, assim, o site Agro Notícias finaliza mais uma dica que pode fazer parte do seu dia a dia, afinal, descobrimos coisas novas todos os dias. Dessa forma, os benefícios que o consumo da casca de melancia pode lhe oferecer foi a descoberta de hoje.

Continue vendo: Utilize sua horta de temperos e aprenda a fazer o molho pesto mais saboroso e barato que o comprado pronto

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.