Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Gegelim( Reprodução Canva)
Gegelim( Reprodução Canva)

O gergelim faz bem para a saúde? Confira a resposta e muito mais sobre essa semente

Curitiba, 21 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- O gergelim é uma semente geralmente utilizada no preparo de pães, molhos, saladas e como acompanhamento. Além disso, muitas pessoas não sabem que existem tipos diferentes e se ele alimento faz bem ou não para saúde.

Dessa forma, mostraremos quais nutrientes e propriedades o gergelim possui, bem como quais benefícios pode proporcionar a sua saúde. Ademais, a diferença que existe entre os tipos dessa semente.

Confira também: Já conhece os benefícios da quinoa? Confira agora e veja como adicioná-la à sua alimentação

Gegelim( Reprodução Canva) Gegelim( Reprodução Canva)
Benefícios do gergelim
De acordo com o site Ecycle, por Stella Legnaiolli, o gergelim( Sesamum indicum) é uma semente rica em fibras, proteína, cálcio, ferro, fósforo, zinco, cobre, magnésio e vitamina B6. Sendo utilizado para diversas finalidade, como: temperos, molhos, óleo essencial, biscoito, pães e etc. Se utiliza essa semente para a produção ou complemento de diversos alimentos. Agora, traremos alguns dos benefícios que o gergelim pode proporcionar para sua saúde.

Ajuda no controle da pressão arterial;
Combate a prisão de ventre;
Auxilia na redução do colesterol;
Alivia a artrite;
Auxilia na perda de peso;
Ajuda na cicatrização de feridas;
Auxilia no controle da diabete;
Melhora os sintomas da menopausa;
Ajuda na prevenção de alterações neurológicas;
Mantém os ossos saudáveis.

Dessa forma, os compostos antioxidantes contidos no gergelim proporcionam alguns desses benefícios à saúde, aliados aos nutrientes e propriedades já mencionados. Sendo assim, por possuir um grande valor nutricional, essa semente pode auxiliar positivamente para que possa ter uma alimentação saudável.

Ademais, veja: Utilize sua horta de temperos e aprenda a fazer o molho pesto mais saboroso e barato que o comprado pronto
Tipos de gergelim
Mesmo existindo variados tipos de gergelim, os mais conhecidos são os brancos e pretos. Por isso, traremos quais diferenças existem entre esses dois para que possa introduzir na sua alimentação. Os outros tipos de semente que pode encontrar são: amarelos, marrons e vermelhos.

O gergelim preto possui uma maior concentração de vitamina A, proteínas e cálcio, sendo bastante indicado para pessoas veganas e vegetarianas. Portanto, uma ótima opção para quem quer ter ossos, dentes e músculos fortes e saudáveis, bem como é fundamental para saúde da pele e dos olhos.

Já o gergelim branco possui uma maior concentração de vitaminas do complexo B, fibras, zinco, magnésio e cálcio. Esses nutrientes e minerais auxiliam no controle da pressão arterial, no processo de cicatrização e na saúde dos músculos, assim como é importante para o bom funcionamento no sistema digestivo.

Se ficou na dúvida de qual tipo de gergelim utilizar, basta avaliar quais são as necessidades do seu corpo, já que ambos proporcionam benefícios a saúde e farão bem ao seu corpo. O blog Agro Notícias finaliza com mais uma dica de alimento saudável para consumir no seu dia a dia. Esperamos que tenha gostado.

Continue vendo: Suco de jambo para que serve? Veja as propriedades dessa bebida natural e como prepará-la

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.