Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cuidar da costela-de-adão (Reprodução Canva)
Cuidar da costela-de-adão (Reprodução Canva)

Aprenda a fazer muda e cuidar da costela-de-adão no seu quintal: veja essas dicas que a deixará ainda mais vistosa

Curitiba, 14 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- A costela-de-adão é uma planta conhecida por sua beleza encantadora, sendo muito requisitada para a casa e qualquer outro ambiente. Os chineses consideram a planta como um símbolo de vida longa, suas folhas enormes, brilhantes, arredondadas e furadas dão um charme nessa folhagem espetacular. Dessa maneira, para você quer que ter essa planta em casa, ensinaremos como cuidar da costela-de-adão.

Além de ser bonita, essa planta é bastante versátil visto que, o seu cultivo é fácil de realizar e não precisa ter medo. Dessa maneira, ensinaremos como cuidar da costela-de-adão para poder tê-la por bastante tempo.

Continue vendo: Você sabia que a acidez do solo pode interferir em suas plantações? Saiba mais sobre o assunto e aprenda a corrigir

Cuidar da costela-de-adão (Reprodução Canva) Cuidar da costela-de-adão (Reprodução Canva)
Cuidados com a costela-de-adão
Pensando em como cuidar da costela-de-adão, o site Casa e Jardim, em 9 de junho de 2019, por Bianca Alves, trouxe algumas dicas para que possa realizar esse processo sem dificuldade. Afinal, essa planta fica linda em qualquer ambiente, seja em casa ou na área externa. Além de poder se plantar em vasos ou no jardim, confira agora os cuidados necessários para manutenção da costela-de-adão.

Prefere sombra ou um local com pouco sol. No inverno ou dias nublados coloque-a ao sol por pouco tempo, nunca expondo diretamente;
A respeito da irrigação, no verão deve ser feita em dias alternados e, no inverno, duas vezes na semana. Além disso, é importante não deixar a raiz encharcada e sempre acrescentar adubo orgânico;
É preciso limpar suas folhas com uma esponja úmida para não acumular sujeira e prejudicar o desenvolvimento da planta;
A poda deve ser realizada retirando as folhas e mortas. Sendo que, no início da primavera, o ideal é que se realize a poda em toda planta da maneira que desejar.

Conforme se pode verificar, o processo é super prático, basta atenção e você terá uma linda planta em casa. Ademais, pode-se utilizar essa espécie para decorar varandas, ambientes fechados, pequenos jardins e sacadas.

Ademais, veja: Hidropônicos: saiba as vantagens e tudo que precisa para começar esse tipo de cultivo
Como fazer muda de costela-de-adão?
Essa planta pode crescer em galhos de árvores, como também pode ser plantada em vasos. Entretanto, como a costela-de-adão costuma crescer muito rápido, se aconselha plantar em um vaso com espaço. Existem diversas espécies da planta em vários países. Aqui, no Brasil, a costela-de-adão tem como nome científico Monstera .

Para fazer a muda basta cortar uma pedaço da raiz que já esteja desenvolvida e plantar em um vaso com adubo orgânico. Além disso, é necessário regar em dias alternados, além de sempre prestar atenção no excesso de água para não deixar a raiz podre.

A verdade é que esse processo não guarda nenhum mistério. Desse modo, fazer a muda não é um processo complicado, contudo, exige alguns cuidados para que a planta cresça saudável.

Um alerta importante que o site Agro Notícias traz a respeito de como cuidar da costela-de-adão é sobre o consumo de seus frutos. Apenas os frutos são comestíveis, e quando estiverem bem maduros. Mesmo sendo cultivada em casa, as suas folhas e caule não se consomem, já que são tóxicos e podem causar dor de cabeça, vômito e náuseas.

Continue vendo: É preciso preparar a terra para plantar alface? Descubra agora mesmo!

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.