Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Aprenda a forma certa de podar o abacateiro para produzir mais- Fonte: Pexels
Aprenda a forma certa de podar o abacateiro para produzir mais- Fonte: Pexels

Aprenda a forma certa de podar o abacateiro para produzir mais

São Paulo, 28 de junho, escrito por Camila Adário – O abacateiro é de fácil cultivo e pode crescer em quase qualquer pH, mas, precisa de baixa salinidade e de bastante drenagem. Além de ser um fruto com muitos nutrientes, é de uma boa produtividade. No entanto, é preciso alguns cuidados na poda para melhores resultados. Por isso, hoje, o Agro Notícias irá te ensinar algumas dicas para podar o abacateiro da forma certa.

As árvores e as mudas precisam de uma poda regularmente para um melhor crescimento e desenvolvimento. De acordo com site G1, da Globo, em 13 de outubro de 2020, as podas são eficiente pois elas ampliam a incidência de sol na árvore. Isso propicia uma maior taxa de fotossíntese, induzindo novas brotações e um fruto com mais qualidade. Confira agora como podar o abacateiro e ter mais frutos disponíveis.

Dessa maneira, leia também: Quais as frutas que produzem mais rápido? Veja o que cultivar no quintal de casa para ter um boa colheita

Aprenda a forma certa de podar o abacateiro para produzir mais- Fonte: PexelsAprenda a forma certa de podar o abacateiro para produzir mais- Fonte: Pexels
Como podar abacateiro de forma correta
Os abacateiros são árvores que possuem bastante folhagem para produzir os seus frutos. Desse modo, eles não precisam podas com muita frequência, sendo necessária uma poda mínima a cada 6 meses. Essa poda é importante para manter o fácil acesso, equilíbrio, exposição suficiente ao sol e evitar a infestação de pragas. Com isso, seu abacateiro irá crescer e se desenvolver de modo mais eficiente.
1. Escolha as ferramentas para a poda do abacateiro
O pé de abacate pode ter alguns galhos mais finos e outros mais grossos e resistentes. Por isso, é necessário ter ferramentas específicas para cada ramo. Desse modo, é importante ter em mãos uma tesoura podadora manual para galhos com menos de 2,5 cm de diâmetro e podadores mais firmes para os galhos mais grossos. Se preferir, você também pode usar um podador especializado para abacateiros, que tem pontas curvadas para evitar os danos ao fruto.
2. Escolha a melhor época do ano para a poda
Para uma poda ter mais sucesso, é preciso saber qual estação é preferível para realizar tal tratamento. No caso do pé de abacate, é recomendado que a pode seja realizada apenas durante a primavera e no início do verão. Isso porque a poda no outono ou no inverno pode expor o abacateiro às temperaturas frias e à geada, o que pode causar danos aos frutos. Os melhores períodos são nas primeiras semanas da primavera ou no verão.

Nesse hiato, confira: Consumir abacate engorda? Descubra como fazer deste fruto um aliado da dieta
3. Saiba quais locais da árvore podar
Os abacateiros tendem a ter o seu topo com grandes e volumosas folhas, podendo deixar os galhos inferiores murchando na sombra. Por isso, é necessário podar a copa, criando espaços para que a luz solar chegue até os ramos mais inferiores da planta. Tenha cuidado para não cortar muitos galhos, expondo-os a um excesso de luz solar. Recomenda-se a poda em um formato cônico para a exposição solar uniforme.

Agora você já sabe como podar o abacateiro de forma correta, para que o crescimento e o desenvolvimento dos frutos sejam plenos. Se você gostou dessa matéria, compartilhe para seus amigos que também cultivam árvores em seu quintal.

Antes de ir, confira: Como manter o abacate maduro por mais tempo: confira agora e tenha a fruta durante quase todo o ano

Desde pequena apaixonada por livros, a arte da escrita entrou de vez na minha vida durante o período preparatório para o curso de medicina. Hoje, sendo difícil se manter longe dos textos, escrevo para o ÉmaisMT.