Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Amaciante caseiro (reprodução Canva Pro)
Amaciante caseiro (reprodução Canva Pro)

Confira essa super receita de amaciante caseiro; resultado superior e custo menor

Salvador, 20 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – É fato que os produtos de limpeza, especialmente os amaciantes, são um dos itens mais caros da lista de produtos do supermercado. Ademais, esses produtos industrializados muitas vezes possuem compostos químicos que podem desencadear processos alérgicos em peles mais sensíveis. Desse modo, fazer em casa seu próprio amaciante caseiro pode ser uma estratégia mais econômica para o bolso e melhor para evitar processos alérgicos.

Ainda, é uma opção ecologicamente correta, uma vez que possui menos substâncias químicas em sua composição. Além disso, você pode adequá-lo ao seu gosto, quanto a cor, cheiro e intensidade, por exemplo. Portanto, nessa matéria você vai descobrir como fazer amaciante caseiro com uma receita prática, econômica e eficiente, confira abaixo.

Acesse já: Repelente caseiro para o ambiente: faça hoje mesmo e deixe esses insetos longe de sua casa
Qual a função do amaciante?
Você provavelmente já deve ter se perguntado qual é a função real do amaciante. Além de proporcionar um cheiro agradável para as peças de roupas no geral, o amaciante, como o próprio nome já denuncia, tem como sua principal função realinhar as fibras do tecido. Assim, o produto atua colocando no lugar as fibras que foram desalinhadas durante o processo de lavagem, diminuindo também a estática, que deixam as roupas rígidas pós lavagem.

Portanto, ao optar por utilizar o amaciante, você proporciona maciez e maleabilidade para suas roupas, proporcionando mais facilidade de passá-las. Ademais, deixa um perfume agradável nas peças, além do cheiro do sabão em pó, perdurando por dias no guarda-roupa, deixando-as mais arejadas. Assim, não faltam motivos para você apostar na utilização de amaciantes em suas roupas, principalmente a opção caseira, que te proporciona mais economia e praticidade.
Amaciante com bicarbonato e vinagre de álcool
Portanto, de acordo com o site Consul, você pode criar um amaciante potente diretamente da sua casa utilizando poucos ingredientes. Provavelmente você possui a maioria em sua casa, ou você pode achá-los com facilidade e por um preço baixo nos supermercados, assim, confira a lista de produtos:

1 xícara de bicarbonato de sódio;
2 xícaras de vinagre branco;
3 xícaras de água;
Óleo essencial de lavanda ou da sua preferência.

Inicie, portanto, misturando uma xícara de água com uma de vinagre de álcool, em seguida acrescente ½ xícara de bicarbonato de sódio e mexa toda a mistura até se dissolver. Após deixar a solução homogênea, deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, adicione o resto dos ingredientes (exceto o bicarbonato) e misture todos os ingredientes até que fique com aspecto cremoso.

Assim, deixe que o produto descanse, agora por um período médio de 8 horas e por fim, finalize misturando o restante do bicarbonato de sódio e armazene o produto na embalagem final. O óleo essencial proporciona o cheiro perfumado do amaciante, assim, você pode optar pela essência de lavanda, ou outra de sua preferência.

Confira agora: Faça seu próprio desinfetante caseiro com apenas 3 ingredientes e pare de gastar dinheiro

Amaciante caseiro (reprodução Canva Pro) Amaciante caseiro (reprodução Canva Pro)
Por que o amaciante caseiro funciona?
A receita caseira, de fato, funciona, devido à acidez do vinagre branco. Isso acontece pois o ácido acético presente no vinagre branco, com pH médio de 2,9, proporciona a acidez encontrada também nos amaciantes de mercado. Desse modo, o ácido acético torna neutra a carga negativa deixada pelo excesso de sabão no tecido, amaciando as roupas. Ademais, as propriedades presentes no vinagre ajudam a remover resíduos de sabão, evitando também as manchas.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado a economizar mais dinheiro com essa super receita de amaciante caseiro. Além disso, que você também possa compartilhar nosso conteúdo com eu você conhece, de modo que todos possam conhecer essa forma caseira e prática de amaciar as roupas.

Veja também: Produto caseiro multiuso de vinagre: veja como é fácil de fazer e conheça sua utilidade

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.