Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Conheça os benefícios do nabo e veja o que está perdendo (Reprodução: pixabay)
Conheça os benefícios do nabo e veja o que está perdendo (Reprodução: pixabay)

Conheça os benefícios do nabo e veja o que está perdendo; depois não diga que não avisamos

Salvador, 27 de junho de 2022, por Marlon Batista – O nabo é uma hortaliça cultivada há longa data no Brasil. No entanto, em termos de consumo, ele não é muito popular, mas, ainda sim, é riquíssimo em nutrientes indispensáveis à saúde. Por isso, vamos te mostrar os benefícios do nabo que você pode estar perdendo ao deixar de consumir essa hortaliça.

O nabo pode ser caracterizado como um alimento versátil, pois pode ser consumido de variadas formas; o que altera, inclusive, no seu sabor. Assim, ele é incorporado em várias receitas estrangeiras, sendo aproveitado por completo desde suas folhas até a raiz. Continue, lendo para saber sobre os efeitos milagrosos dessa hortaliça à sua saúde.

Leia também: Uma semente poderosa: conheça os benefícios da linhaça e como inseri-la na sua alimentação

Conheça os benefícios do nabo e veja o que está perdendo (Reprodução: pixabay) Conheça os benefícios do nabo e veja o que está perdendo (Reprodução: Pixabay)
Para que serve o nabo?
Segundo matéria publicada de Samantha Cerquetani, em 29 de novembro de 2021, no site UOL, o nabo serve de utilidade para a melhora de diversas funções no nosso organismo. Consequentemente, seus nutrientes contribuem melhorando a saúde.

Então, o nabo dispõe de uma série de nutrientes como sais minerais, vitaminas, fibras e substâncias antioxidantes. Esse conjunto de componentes agrega um alto valor nutricional. Além disso, possui baixas calorias e é rico em água; o que torna o nabo uma excelente hortaliça para consumo. Por isso, confira abaixo alguns dos benefícios do nabo.
Regula a pressão arterial
Dentre os sais minerais presentes no nabo está o potássio. Esse mineral possui a ação de relaxar os vasos sanguíneos e artérias. Graças à dilatação dessas estruturas importantes do sistema circulatório, o transporte do sangue é mais efetivo, diminuindo a pressão arterial.

O potássio ainda está associado à eliminação do sódio do corpo através da urina. Por conta desses fatores, o nabo consegue regular a pressão arterial e, por isso, recomenda-se o seu consumo para pessoas com problemas cardíacos como hipertensão.
Fortalece a imunidade e previne doenças
O nabo dispõe de uma riqueza em antioxidantes que aumentam a imunidade e previnem doenças e infecções. A vitamina C é um agente presente em abundância na hortaliça e atua na formação das células de defesa do organismo. Além disso, os nutrientes antioxidantes combatem a formação dos radicais livres, o que evita o surgimento de doenças crônicas.
Auxilia na perda de peso
Como dito anteriormente, o nabo possui poucas calorias, o que o torna uma opção de alimento para quem procura emagrecer e está evitando consumir muitas calorias. Além disso, o nabo prolonga a sensação de saciedade e isso provoca uma menor sensação de fome. Dessa maneira, o nabo auxilia indiretamente na perda de peso.
Fortalece os ossos
Não para por aí, o nabo também entra na lista dos alimentos que ajudam a saúde óssea e previnem a osteoporose. Isso acontece graças a presença de vitamina K, cálcio e potássio que, atuando em conjunto, conseguem fortalecer a estrutura óssea.
Faz bem para o intestino
As fibras também não ficam para trás. Graças à abundância de fibras nesse alimento, o nabo é ótimo para quem sofre de desconfortos intestinais. As fibras conseguem acelerar o fluxo intestinal e ainda atuam na formação e hidratação das fezes, o que é um verdadeiro alívio para quem tem prisão de ventre.

Não deixe de ler: Conheça os benefícios do pêssego: uma fruta que melhora a saúde do organismo e ainda ajuda na beleza
Pode se comer a casca do nabo?
Assim como as folhas, uma parte da hortaliça que é muito descartada é a casca. No entanto, vale lembrar que essa parte do alimento também pode ser consumida. É importante saber que, normalmente, a casca de alimentos como frutas e hortaliças dispõe uma grande quantidade de nutrientes. Assim, realizando o consumo da casca, você estará usufruindo ainda mais dos benefícios do nabo e gerando menos resíduo.

Leia também: Café, aliado ou vilão da saúde? Saiba mais sobre o assunto tire suas dúvidas neste guia prático

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.