Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cuidar do cacto estrela é fácil e não demanda tempo; veja o que ele precisa e conheça melhor essa espécie
Cuidar do cacto estrela é fácil e não demanda tempo; veja o que ele precisa e conheça melhor essa espécie / Reprodução: Canva Pro

Cuidar do cacto estrela é fácil e não demanda tempo; veja o que ele precisa e conheça melhor essa espécie

Maringá, 21 de junho de 2022, por Denise Watanabe — O cacto estrela, também conhecido como flor estrela, não é uma planta da família dos cactos, mas sim das suculentas. Sua flor, semelhante a uma estrela do mar, é quem dá nome a espécie. Portanto, aprenda um pouco mais sobre esta bela planta aqui no Agro Notícias.

O cacto estrela tem uma beleza exótica que atrai pequenos insetos, sendo assim, eles podem afastar as pragas da planta. Além disso, a bela flor estrela também possui um odor bastante característico, quando aberta, por isso, também pode ser encontrada como flor carniça.

Veja mais sobre: Suculentas para área interna estão cada vez mais em alta; veja algumas ótimas opções para decorar cômodos da casa

Cuidar do cacto estrela é fácil e não demanda tempo; veja o que ele precisa e conheça melhor essa espécie Cuidar do cacto estrela é fácil e não demanda tempo; veja o que ele precisa e conheça melhor essa espécie / reprodução: Canva Pro
Como cuidar de um cacto estrela?
A planta tem origem africana, sendo assim, elas preferem climas tropicas a semiáridos. O cacto estrela se adapta muito bem quando plantados livres em jardins ou em vasos. Você pode, até mesmo, utilizá-lo para montar terrários.

Para plantar a flor estrela, você vai precisar, primeiramente, de um vaso com furo. Em seguida, é preciso forrar o vaso com casca de pinus ou turfas. O solo precisa conter matéria orgânica para alimentá-la de maneira saudável. Finalmente, seu vaso está preparado para receber a plantinha.

Para manter os cuidados com a flor estrela, você deve manter o vaso em local de meia sombra. Desse modo, ela irá crescer de maneira mais rápida. Ademais, as regas devem ser regulares, mas evitando o excesso, conforme indicações de Bruna Cezario, em artigo publicado na revista Casa e Jardim, da Globo, em 11 de julho de 2021.

Você pode gostar também: Cultivar a suculenta flor de jade é mais fácil do que parece: veja este guia completo e faça sua planta florescer como nunca antes
Por que o cacto estrela murcha?
De maneira geral, os cactos e as suculentas são plantas com pouca necessidade de água. Entretanto, se o seu cacto estrela estiver com a aparência enrugada e murcha, pode ser que esteja dando pouca água. Neste caso, aumente a frequência das regas e acompanhe a evolução da planta. Todavia, se ainda assim estiverem com as folhas murchas, remaneje o vaso para um local com menos incidência de sol ao longo do dia.
Como fazer o cacto estrela florir?
Para fazer o cacto estrela florir, assim como a maioria das plantas, é preciso estar atento aos sinais que elas dão. Sendo assim, observe as necessidades da sua flor. A princípio, aumente, gradualmente, a quantidade de água durante as regas. Em seguida, acrescente algum composto orgânico, para fertilizar o solo com nutrientes. Porém, lembre-se que o período de floração da espécie são nos meses de verão e outono.

Finalmente, você já está apto a ter um cacto estrela em seu jardim, ou na decoração interna de sua casa. Afinal, além de deixar o ambiente lindo, é uma planta que não precisa de muitos cuidados nem ser um grande jardineiro para cultivar.

Saiba mais: Como cuidar da exótica suculenta superbum: veja guia completo do plantio aos cuidados necessários

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.