Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cacto pedra (reprodução Canva Pro)
Cacto pedra (reprodução Canva Pro)

Cuidar do cacto pedra é fácil e não exige muito trabalho; conheça melhor essa espécie e como deixá-la feliz

Salvador, 27 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – O Lithop , também conhecido popularmente por cacto pedra, é uma espécie exótica que faz jus ao seu nome, com folhas possuindo aspecto pedregoso. Essa espécie é bastante procurada pelos amantes de plantas, ou até mesmo por quem gosta de ambientes decorados, já que são plantas com caráter ornamental. Apesar do cacto pedra ser uma espécie resistente que não pede muitos cuidados, é importante saber o necessário para mantar o bom desenvolvimento da planta.

Dessa maneira, reunimos para você em nossa matéria tudo o que você precisa saber para manter o cuidado com o cacto pedra. Assim, continue conosco e veja os cuidados básicos, como luminosidade, rega, preparo do substrato e muito mais sobre essa espécie exótica, confira abaixo.

Acesse agora: Cuidar do cacto estrela é fácil e não demanda tempo; veja o que ele precisa e conheça melhor essa espécie
Luminosidade e rega
Por serem originárias das zonas desérticas do sul da África, os cactos pedra são adeptos a ambientes com muita luminosidade. Portanto, é necessário expor o vaso de plantas ao sol pleno pela manhã por pelo menos 5 horas diárias, de modo que haja o desenvolvimento satisfatório da espécie. Todavia, é necessário se atentar aos horários, evitando expor o cacto pedra aos horários mais quentes do dia.

A rega pode variar de acordo com as estações do ano. O verão é o período de dormência da espécie, assim, é importante cortar quase por completo a rega. Por sua vez, o outono é a época de floração e de crescimento, logo, é necessário manter a irrigação regular do substrato, aumentando com o tempo. Ademais, durante o inverno, período em que ocorre a troca das folhas, é essencial cortar novamente a rega por completo. Por fim, na primavera, você pode retornar a aguar seu cacto pedra, período em que as folhas antigas já se secaram por completo.

Confira também: Como cuidar de um mini cacto: veja essas dicas que deixarão a sua tarefa ainda mais leve

Cacto pedra (reprodução Canva Pro) Cacto pedra (reprodução Canva Pro)
Preparo do substrato
De acordo com o site Globo, em artigo de 1 de dezembro de 2017, para o cuidado de qualquer suculenta é necessário que o substrato se mantenha bem drenado. Dessa maneira, é importante escolher um vaso com furos na base, de modo que haja o total escoamento da água.

Os cactos pedra vivem em solos pedregosos e pobres, assim, não há necessidade de adicionar ao substrato muita matéria orgânica. Logo, para o preparo do substrato, utilize uma parte de terra vegetal, uma parte de perlita e três partes de conteúdo pedregoso, como pedras de rio.
Época de floração
Como mencionado anteriormente, a floração da espécie se inicia no outono até o começo do inverno, com exceção de algumas espécies que podem florescer durante a primavera e o verão. As inflorescências vão variar de acordo com cada espécie da suculenta, mas podem ter tonalidades que variam entre amarelas, brancas ou alaranjadas. Ademais, suas flores se abrem em dias de sol durante o período da tarde e se fecham no fim do dia, com 1 a 5 dias de duração.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que agora você saiba os cuidados necessários para que o cacto pedra mantenha sua beleza exuberante e curiosa. Dessa maneira, podendo ornamentar, assim, os espaços da sua casa, ou jardim com essa espécie exótica de suculenta.

Veja e se surpreenda: Você sabia que cacto-macarrão floresce e dá frutos? Aprenda como cultivar esta planta exótica do jeito certo

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.