Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Suculenta Sedum (reprodução Canva Pro)

Dedo-de-moça: confira tudo que é preciso para cuidar dessa espécie de suculenta Sedum diretamente em sua casa

Salvador, 28 de junho de 2022, por Raíly Fortunato – Rabo-de-burro ou dedo-de-moça são denominações utilizadas para chamar a Sedum morganianum. Essa espécie é pertencente ao gênero da suculenta Sedum, originária da região europeia, utilizada como vegetação ornamental em jardins residenciais ou em ambientes internos. Portanto, por ser uma espécie de fácil cuidado, você pode cultivar a suculenta dedo-de-moça em sua casa de forma simples, seguindo o nosso guia completo.

Desta maneira, reunimos para você em nossa matéria o passo a passo completo de como cultivar a dedo-de-moça, do gênero suculenta Sedum com nosso guia explicativo. Continue conosco e veja as características principais da planta e tudo sobre o manejo dessa espécie ornamental, confira abaixo.

Confira já: Nem cactos nem suculentas! Conheça 4 plantas perfeitas para varanda com sol e conquiste o tão sonhado cantinho verde
Descrição da planta
Essa suculenta faz parte das plantas pendentes e levam esse nome de acordo com a posição que se direcionam. Diferente da maioria das espécies que crescem eretas em direção a sol, as pendentes fazem o oposto: o crescimento é para baixo, em forma de cascata. Logo, são ideais para ornamentação de jardins suspensos em vasos, decoração de prateleiras e muito mais. A suculenta-de-moça possui folhas pequenas e cilíndricas, unidas e ramificadas, em sua ponta formam-se eretas que desabrocham em época de floração.
Clima e iluminação
Como a grande maioria da classe Sedum, essa suculenta é mais adepta ao sol pleno, com exposição solar direta. Desta maneira, você deve expor a sua planta ao sol por pelo menos 4 horas durante o dia, evitando o horário das 11 às 14 horas, as mais quentes do dia.

Ademais, a espécie possui uma boa adaptação aos diferentes climas, como o tropical, subtropical, oceânico, equatorial ou semiárido. Entretanto, por ser originária de regiões desérticas, a suculenta dedo-de-moça tem melhor desenvolvimento em situação e seca prolongada, com o clima quente e seco.

Acesse logo: Suculentas para área interna estão cada vez mais em alta; veja algumas ótimas opções para decorar cômodos da casa

Suculenta Sedum (reprodução Canva Pro) Suculenta Sedum (reprodução Canva Pro)
Substrato e adubação
O solo precisa ser levemente fértil, com substrato leve, de modo que permita o escoamento da água, evitando o excesso de água na base da planta. Desse modo, o solo precisa conter aspecto mais arenoso, com uma preparação caseira composta por terra vegetal e areia grossa em partes iguais. Por outro lado, você também pode optar por comprar o substrato pronto em casas de jardinagem, ambas opções são válidas.

Quanto à adubação, essa espécie tem preferência pela adubação orgânica. Assim, você pode utilizar uma colher de chá de torta de mamona para um vaso de planta com diâmetro de até 15 cm no início da primavera e no verão. Isso porque são espécies que não pedem muita adubação e podem se desenvolver bem em solos mais pobres em nutrientes.
Rega e propagação
Devido ao formato cilíndrico de suas folhagens, a suculenta Sedum consegue diminuir a área de sua superfície exposta ao sol, reduzindo a perda de água por evaporação. Dessa maneira, de acordo com Luiza Queiroz, em colaboração com o site Globo, em 05 de abril de 2020, a planta consegue promover um maior armazenamento de água no interior de suas folhas. Logo, é importante que o solo se mantenha umedecido, porém, não encharcado, aguando a espécie de acordo com a necessidade.

A propagação da suculenta dedo-de-moça é extremamente vantajosa. São espécies que se multiplicam rapidamente, capazes até de brotar de forma espontânea sem grandes cuidados, devido às folhas que caem no solo. Contudo, uma forma mais controlada de realizar as mudas da planta é por meio do método de estaquia. Assim, você precisará apenas cortar alguns segmentos do caule e plantá-los separados dos demais, assim, rapidamente as estruturas se enraízam gerando uma nova muda.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que agora você saiba tudo o que é necessário para plantar essa variedade de suculenta Sedum em sua casa. Ademais, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe do que é preciso para o desenvolvimento dessa planta ornamental.

Veja também: Cultivar a suculenta flor de jade é mais fácil do que parece: veja este guia completo e faça sua planta florescer como nunca antes

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.