Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
passar água oxigenada nas plantas-Foto Canvas Pro
passar água oxigenada nas plantas-Foto Canvas Pro

Pode passar água oxigenada nas plantas? Sim, especialistas em botânica recomendam! Veja como aplicar da maneira correta

Montes Claros, 23 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Atenção mães e pais de plantinhas! Sabia que passar água oxigenada nas plantas ajuda a manter as filhotas saudáveis? É isso mesmo! Portanto, neste post você vai ver as orientações de um especialista em botânica sobre os efeitos do produto nos vegetai e, de quebra, aprender como aplicar corretamente.

Passar água oxigenada nas plantas ajuda não só a manter a saúde, mas também auxilia na recuperação delas, após o transplante. Afinal, toda plantinha sofre durante o período de adaptação a um novo ambiente. Além disso, as propriedades antissépticas do produto ajudam a eliminar e prevenir fungos e parasitas que causam doenças.
Aprenda como preparar e aplicar água oxigenada nas plantas
Para a doutora em botânica aplicada pela Universidade Federal de Lavras, Roberta Vilela, a água oxigenada é uma nova ferramenta para proteção e manutenção das plantas. A propósito, em um artigo publicado por Bruna Martins em 10 de janeiro de 2022, no site Casa Vogue, a especialista afirma que o produto pode ajudar até mesmo na germinação de sementes e enraizamento de mudas. Sendo assim, veja como preparar e aplicar o produto.

passar água oxigenada nas plantas-Foto Canvas Pro passar água oxigenada nas plantas-Foto Canvas Pro
Qual água oxigenada usar
Para se obter os resultados esperados, é imprescindível que seja utilizado a água oxigenada de 10 volumes (em formato líquido). Mesmo que os valores sejam semelhantes, aquela de consistência cremosa não deve ser aplicada em plantas. Não ignore esta informação!

Saiba mais: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Modo de preparo e aplicação
Bem, isso pode variar de acordo com a quantidade de plantas, mas, a princípio, considere uma colher (sopa) de oxigenada para cada xícara de água. Em seguida, basta misturar tudo, colocar em um borrifador e aplicar nos vegetais uma vez por semana. O Agro Notícias orienta fazer a aplicação pela manhã, ou ao entardecer. Isso é para evitar queimar as folhas de espécies muito sensíveis.

Veja também: Tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu? Entenda as causas do fracasso e aprenda fazer do jeito certo
Água oxigenada recupera plantas com raízes apodrecidas?
Com certeza, passar água oxigenada nas plantas vai ajudar a recuperar as raízes apodrecidas em poucos dias. Assim sendo, durante a aplicação, borrife também na terra ou substrato do vaso. Em resumo, o gás liberado pela oxigenada vai matar micro-organismos e bactérias que estão adoecendo as raízes e, por consequência, estimular o crescimento de novos brotos.

Você também pode gostar: Dracena vermelha: Pode ficar no sol? Pode plantar em vaso? Precisa adubar? Aprenda como cuidar dessa planta de uma vez por todas

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.