Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Amaciar a carne dura de forma prática e caseira: economize não comprando amaciantes industrializados (Reprodução: Pixabay)
Amaciar a carne dura de forma prática e caseira: economize não comprando amaciantes industrializados (Reprodução: Pixabay)

Amaciar a carne dura de forma prática e caseira: não compre mais amaciantes industrializados e economize dinheiro

Salvador, 18 de junho de 2022, por Marlon Batista – Um verdadeiro desafio para muitos na cozinha é na hora de tratar a carne vermelha. Dentre essas etapas e a depender do tipo, o alimento pode se apresentar duro precisando ser amaciado. Portanto, hoje no Agro Notícias, você verá uma maneira caseira de como amaciar a carne dura de forma fácil.

É um fato de que a carne nos últimos tempos só tem aumentado de preço. Dessa forma, deixar de gastar com amaciantes de carne industrializados torna-se uma ótima ideia. Além de ajudar a economizar, deixar de consumi-la com esse produto, também é melhor para a saúde. Sabendo disso, nessa matéria como amaciar a carne dura de forma caseira.

Veja também: Aprenda a descongelar carne vermelha: veja esse passo a passo para não perder o sabor e nutrientes

Amaciar a carne dura de forma prática e caseira: economize não comprando amaciantes industrializados (Reprodução: Pixabay) Amaciar a carne dura de forma prática e caseira: economize não comprando amaciantes industrializados (Reprodução: Pixabay)
Como funcionam os amaciantes de carne
De acordo com uma matéria divulgada por Úrsula Neves para o site UOL, em 15 de janeiro de 2020, os amaciantes dispõem de enzimas e são responsáveis por deixar a carne mais macia. Essas enzimas conseguem quebrar as ligações químicas entre as proteínas que constituem o alimento e, assim, deixa a carne mais solta, macia e menos fibrosa.

Assim, para a produção dos amaciantes industrializados comerciais largamente utilizados, é utilizada uma combinação de enzimas que possuem essa ação de quebra das ligações de proteínas da carne. Acontece que também são colocados aditivos sintéticos que apresentam riscos à saúde, por isso, é importante maneirar na utilização desses amaciantes.

Leia também: Mix de ervas para temperar a carne: confira essa saborosa dica para substituir o sal
Como amaciar a carne dura
Como dito anteriormente, os amaciantes industrializados possuem aditivos que podem fazer mal à saúde. Dessa forma, para evitar isso e ainda economizar no bolso você pode amaciar a carne utilizando ingredientes caseiros. Para isso, considere utilizar ingredientes que possuem as enzimas que amaciam as fibras da carne. Assim, o ingrediente mais barato e efetivo para você utilizar é o suco puro do abacaxi. Basta produzir um pouco de suco a partir da fruta e adicionar à carne, deixando por no máximo 10 minutos.

Ademais, você também pode colocar tempero no suco do abacaxi para conferir sabor. Se não quiser utilizar do suco de abacaxi, você também pode utilizar do vinagre e limão misturados com azeite e sal. A cada 1 kg de carne, utilize meio copo da mistura, deixando marinar de 1 a 2 horas antes de prepará-la. O limão e vinagre possuem a ação de amaciar a carne dura, enquanto que o sal e azeite conferem sabor como temperos.

Não perca: Saiba como fazer chimichurri e utilizá-lo para temperar carne: seus churrascos nunca mais serão os mesmos

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.