A laranjeira ainda não deu frutos? Saiba o que pode ser e como resolver essa situação

Salvador, 23 de junho de 2022, por Janaina Brito – A laranjeira é uma das frutíferas mais famosas do país, visto que o cultivo de laranja faz parte da alimentação da maioria dos brasileiros. Porém, uma das situações mais comuns envolvendo essa espécie diz respeito à falta de frutos, problema que tem inúmeras causas.

Se esse é o seu caso, é importante fazer uma análise de todos os fatores que podem estar prejudicando a produção das laranjas para, assim, investir em boas soluções. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, porque a laranjeira pode não estar dando frutos, e saiba como reverter essa condição.

Leia mais: Veja como fazer o pé de limoeiro dar frutas: confira os motivos do atraso e como resolver

Laranjeira (Fonte: iStock) Laranjeira (Fonte: iStock)
Por que o pé de laranja não dá frutos?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que é normal que espécies frutíferas demorem para produzir. No caso da laranjeira, frutos maduros e prontos para serem colhidos costumam surgir após 3 a 4 anos de plantio. E, se o cultivo foi feito a partir de semente, esse período pode dobrar.

Logo, se a sua árvore é nova, o melhor a se fazer é esperar até que a frutificação comece. Outrossim, plantas transplantadas também demoram para voltar a produzir, ou seja, é necessário ter paciência. Contudo, se depois de todo esse tempo, o pé de laranja continuar improdutivo, é interessante investir em uma análise do que pode estar impedindo o surgimento dos frutos.

De acordo com João Mathias, em matéria para a revista Globo Rural, em 26 de agosto de 2016, existem três principais causas para a laranjeira não estar produzindo. A primeira e mais grave entre elas diz respeito à muda. Quando ela é do tipo não enxertada, costuma diferir em diversas características da planta de origem e um dos primeiros indícios disso é a falta de laranjas.

Ademais, a falta de adubação ou a realização inadequada desse processo, além da deficiência de água para a espécie podem ser os motivos para que o pé de laranja não esteja dando frutos. Outros fatores também devem ser observados. O uso excessivo de inseticidas, que reduz a população de insetos polinizadores essenciais para a frutificação, assim como pragas e doenças pode ser um desses fatores.

Você também pode gostar: Jabuticaba amarela: o que pode ser e como tratar? Saiba mais
Como aumentar a produtividade da laranjeira
Algumas dicas podem fazer o seu pé de laranja começar ou voltar a dar frutos. Se a laranjeira ainda é imatura, você pode reduzir a frequência das regas e parar de fertilizar o solo por um tempo. Assim, esse processo vai “forçar” a espécie a amadurecer mais rápido e, por conseguinte, florir.

Além disso, investir em adubos ricos em fósforo um pouco antes da época de frutificação pode aumentar a produção de laranjas. Esse mineral é um macronutriente fundamental para as plantas e está associado ao desenvolvimento das flores e frutos.

Ademais, as podas de limpeza também podem contribuir para o surgimento dos frutos. Essa etapa visa arejar a planta, eliminando galhos secos e doentes, o que permite que a luz do sol atinja com mais facilidade o interior das copas da árvore. Dessa forma, além de construir um ambiente desfavorável para fundos e outros patógenos, também fortalece o pé de laranja, estimulando a produção.

Seguindo essas orientações e mantendo os cuidados básicos com a árvore, agora é esperar pelas laranjas. A laranjeira costuma frutificar o ano todo, mas, os melhores períodos de colheita são entre abril e setembro.

Continue lendo: Pé de pera no quintal: saiba tudo sobre o cultivo dessa saborosa fruta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar ler mais