Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Touch the golden oranges on the green branches and leaves with your hands.

A laranjeira ainda não deu frutos? Saiba o que pode ser e como resolver essa situação

Salvador, 23 de junho de 2022, por Janaina Brito – A laranjeira é uma das frutíferas mais famosas do país, visto que o cultivo de laranja faz parte da alimentação da maioria dos brasileiros. Porém, uma das situações mais comuns envolvendo essa espécie diz respeito à falta de frutos, problema que tem inúmeras causas.

Se esse é o seu caso, é importante fazer uma análise de todos os fatores que podem estar prejudicando a produção das laranjas para, assim, investir em boas soluções. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, porque a laranjeira pode não estar dando frutos, e saiba como reverter essa condição.

Leia mais: Veja como fazer o pé de limoeiro dar frutas: confira os motivos do atraso e como resolver

Laranjeira (Fonte: iStock) Laranjeira (Fonte: iStock)
Por que o pé de laranja não dá frutos?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que é normal que espécies frutíferas demorem para produzir. No caso da laranjeira, frutos maduros e prontos para serem colhidos costumam surgir após 3 a 4 anos de plantio. E, se o cultivo foi feito a partir de semente, esse período pode dobrar.

Logo, se a sua árvore é nova, o melhor a se fazer é esperar até que a frutificação comece. Outrossim, plantas transplantadas também demoram para voltar a produzir, ou seja, é necessário ter paciência. Contudo, se depois de todo esse tempo, o pé de laranja continuar improdutivo, é interessante investir em uma análise do que pode estar impedindo o surgimento dos frutos.

De acordo com João Mathias, em matéria para a revista Globo Rural, em 26 de agosto de 2016, existem três principais causas para a laranjeira não estar produzindo. A primeira e mais grave entre elas diz respeito à muda. Quando ela é do tipo não enxertada, costuma diferir em diversas características da planta de origem e um dos primeiros indícios disso é a falta de laranjas.

Ademais, a falta de adubação ou a realização inadequada desse processo, além da deficiência de água para a espécie podem ser os motivos para que o pé de laranja não esteja dando frutos. Outros fatores também devem ser observados. O uso excessivo de inseticidas, que reduz a população de insetos polinizadores essenciais para a frutificação, assim como pragas e doenças pode ser um desses fatores.

Você também pode gostar: Jabuticaba amarela: o que pode ser e como tratar? Saiba mais
Como aumentar a produtividade da laranjeira
Algumas dicas podem fazer o seu pé de laranja começar ou voltar a dar frutos. Se a laranjeira ainda é imatura, você pode reduzir a frequência das regas e parar de fertilizar o solo por um tempo. Assim, esse processo vai “forçar” a espécie a amadurecer mais rápido e, por conseguinte, florir.

Além disso, investir em adubos ricos em fósforo um pouco antes da época de frutificação pode aumentar a produção de laranjas. Esse mineral é um macronutriente fundamental para as plantas e está associado ao desenvolvimento das flores e frutos.

Ademais, as podas de limpeza também podem contribuir para o surgimento dos frutos. Essa etapa visa arejar a planta, eliminando galhos secos e doentes, o que permite que a luz do sol atinja com mais facilidade o interior das copas da árvore. Dessa forma, além de construir um ambiente desfavorável para fundos e outros patógenos, também fortalece o pé de laranja, estimulando a produção.

Seguindo essas orientações e mantendo os cuidados básicos com a árvore, agora é esperar pelas laranjas. A laranjeira costuma frutificar o ano todo, mas, os melhores períodos de colheita são entre abril e setembro.

Continue lendo: Pé de pera no quintal: saiba tudo sobre o cultivo dessa saborosa fruta