Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Azaleias no jardim (reprodução Canva Pro)

Azaleias no jardim; guia prático para você incluí-la em seus canteiros e vasos do quintal

Salvador, 20 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Nada melhor que ter um jardim florido, cercado de lindas espécies que podem se apresentar em várias tonalidades, colorindo o ambiente. Portanto, você consegue criar uma bela cartela de cores diretamente no seu quintal unicamente com o cultivo das azaleias no jardim. De nome científico Rhododendron simsii, suas inflorescências podem ser nas cores branca, rosa, vermelha amarela ou até mescladas.

De origem asiática, essa espécie é ideal para compor canteiros no quintal, ou vasos de plantas para serem postas dentro de casa, decorando o ambiente. Portanto, continue conosco e descubra o guia completo e prático de como cultivar azaleias no jardim, deixando o seu canto verde ainda mais belo.

Acesse já: Jade-vermelha na decoração do jardim: saiba tudo sobre esse belo arbusto florido
Como realizar o plantio
Em primeiro lugar, as azaleias são espécies que se adaptam melhor em clima mais ameno, portanto, é ideal que a temperatura do ambiente possuía de 16 °C a 21 °C. Você pode fazer o plantio da azaleia semeando diretamente no solo ou optar pelo plantio a partir de vasos, opção essa que será ensinada na matéria. Assim, de acordo com Camila Santos, em 10 de maio de 2021, em colaboração com o site Globo, o primeiro passo para fazer o plantio é criar uma camada no vaso.

Logo, monte uma camada de drenagem com argila expandida, de modo que se evite acúmulo de água no fundo do vaso e a passagem de substrato pelos furos. Após esse processo, faça a montagem da camada de substrato, com solo rico em matéria orgânica, leve, bem drenado e levemente ácido, com pH em torno de 4,5 e livre de calcário. Em seguida, coloque a muda da azaleia no vaso e cubra com o resto do substrato. Então, finalize com a camada de cobertura. Entretanto, atente-se! A espécie possui um sistema radicular raso, porém, espalhado. Assim, cave um buraco mais profundo que a raiz e duplamente mais largo.
Adubação correta
Para que sua azaleia se desenvolva e ganhe aspecto bem florido, é importante manter o nível adequado de nutrientes demandados pela planta. Portanto, fertilize a espécies utilizando adubação orgânica, como as tortas de mamona, estrume curtido ou húmus de minhoca. Ademais, caso opte pela adubação química, você pode optar por fertilização por NPK, encontrados nas casas de jardinagem. O período correto para a realização da etapa é no momento que as flores começarem a murchar ao final da primavera, de modo a potencializar a sua próxima floração.

Confira também: Flores de campo: conheça essas opções que vão dar ainda mais encanto ao seu jardim

Azaleias no jardim (reprodução Canva Pro) Azaleias no jardim (reprodução Canva Pro)
Iluminação e irrigação
Essa é uma família de plantas com espécies que se desenvolve bem em local ensolarado e outras que são adeptas à meia sombra. Portanto, é importante saber qual variedade de azaleia você possui e adaptá-la no melhor local para seu desenvolvimento. Assim, as que gostam de luz precisam, em média, de 4 horas de exposição direta ao sol. Por sua vez, as que gostam de meia sombra se dão bem também com a iluminação indireta. Além disso, essa espécie não gosta de muito vento, pois suas flores são sensíveis, assim, tenha estratégia de onde plantá-las.

Relativo à irrigação, regue o suficiente para que o solo se mantenha úmido, mas, jamais encharcado. Desse modo, a rega deve ser realiza durante a manhã, proporcionando maior tempo para a absorção da água, molhando bem suas folhagens, uma vez que elas absorvem água pelas folhas. Sendo assim, é importante evitar a irrigação das azaleias durante a noite, de modo a evitar o aparecimento de fungo na planta.
Quando realizar a poda?
A poda das azaleias deve ser feita logo após a floração. Em caso de variedades caducifólias, ou seja, que perdem suas folhas em algum período do ano, realize a poda quando a planta estiver sem folhagem. Por outro lado, no caso das perenes, de ciclo logo, faça a poda para retirar os galhos irregulares e folhas ou flores secas.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ajudado o guia completo de como cultivar azaleias no jardim, dando mais vida ao seu canteiro de plantas. Ademais, compartilhe nosso conteúdo com os amantes de flores e os deixe por dentro d tudo o que é preciso para cultivar lindas azaleias.

Veja e se surpreenda: Saiba tudo que precisa para ter a yucca no jardim de sua casa; do plantio aos cuidados essenciais

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.