Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Carambola( Reprodução Canva)
Carambola( Reprodução Canva)

Não basta ser deliciosa, os benefícios da carambola fazem dela uma fruta perfeita; veja agora e adicione-a na sua dieta

Curitiba, 27 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- A carambola é uma fruta que tem origem asiática, sendo que, o seu consumo existe no Brasil há muitos anos. Conhecida por seu sabor ácido e marcante, essa fruta pode ser utilizada de diversas formas, como também o seu consumo proporciona benefícios à sua saúde.

Essa fruta cítrica se destaca por sua cor amarela marcante e o seu formato. A carambola chama a atenção por um aspecto super legal; quando cortada, seu formato se assemelha com uma estrela, dando um charme todo especial à fruta. Confira a seguir algumas maneiras de consumir essa fruta em sua alimentação e as vantagens que esse consumo pode trazer para o seu corpo.

Confira também: Os benefícios da batata-doce vão muito além do que você imagina; veja

Carambola( Reprodução Canva) Carambola (Reprodução Canva)
Vantagens de consumir carambola
A carambola (Averrhoa carambola) é uma fruta rica de nutrientes e propriedades, cuja árvore em que nasce se chama caramboleira. Sendo que, além do fruto a árvore tem flores nas cores branca e púrpura. Segundo o site Ecycle, por Stella Legnaioli, em alguns lugares essa fruta também ficou conhecida como fruta-estrela em razão do formato semelhante a uma estrela quando é cortada.

Sendo assim, os nutrientes e propriedades responsáveis por proporcionar benefícios para saúde são: vitamina C, vitamina B5, antioxidantes, fibras, folato, cobre, potássio e magnésio. Todos eles contribuem para:

Controle do colesterol;
Auxiliar no emagrecimento;
Ajudar no combate da prisão de ventre;
Prevenir gripes e resfriados;
Auxiliar na hidratação;
Ajudar a diminuir o inchaço do corpo;
Controla os cravos e espinhas.

As vantagens de consumir a carambola são variadas, principalmente em razão da sua alta concentração de fibra e água. Entretanto, é importante deixar uma alerta para você: nada consumido em excesso faz bem e com essa fruta ocorre do mesmo jeito. Por conta da sua alta concentração de oxalatos, os rins podem ser afetados sofrendo danos.

Ademais, veja: O gergelim faz bem para a saúde? Confira a resposta e muito mais sobre essa semente
Como consumir a carambola
Sendo geralmente utilizada para fazer doces, a carambola é uma caixinha de surpresas e vai da sua criatividade para adicioná-la como ingrediente de alguma receita. Como, por exemplo, geleia de carambola com canela, costelinha de porco com carambola, torta de carambola com limão, caipirinha, suco de carambola com laranja, dentre outras possibilidades.

Para finalizar, o site Agro Notícias mostrará uma receita super fácil de geleia de carambola para que você possa se deliciar em sua casa. E, para isso você vai precisar apenas dos seguintes ingredientes:

1 kg de carambola;
1 e 1/2 de açúcar;
3 fatias de gengibre bem finas e sem casca;
1 canela em pau.

Primeiramente, higienize a fruta e corte em pedaços finos, depois adicione em uma panela junto com 1 xícara de açúcar. Em seguida, misture e, quando começar a ferver, tampe a panela e deixe em fogo baixo por 20 minutos.

Depois, adicione a canela e o gengibre e continue mexendo até que o excesso de líquido evapore. Se necessário, coloque mais açúcar, isso vai depender do seu gosto e se a carambola está ácida demais. Assim que a mistura estiver desmanchando na panela você pode desligar e colocar em recipientes de vidro ainda enquanto estiver quente. Por fim, se delicie com este acompanhamento no seu café, com pães, queijos, torradas.

Continue vendo: Utilize sua horta de temperos e aprenda a fazer o molho pesto mais saboroso e barato que o comprado pronto

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.