Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Alimentos com ferro - Reprodução: Pixabay
Alimentos com ferro - Reprodução: Pixabay

Veja os benefícios dos alimentos com ferro para a saúde; confira 3 frutas repletas desse mineral

Bragança Paulista, 26 de junho, por Caio Silveira – O ferro é um nutriente extremamente necessário para o organismo humano. Esse mineral tem a função principal de oxigenar os tecidos. E, para conseguir tê-lo, você precisa consumir os alimentos corretos. Quer saber quais são eles? Então, leia esse texto do Agro Notícias e veja quais são os alimentos com ferro.

Segundo Matheus Wenna para Globo, em 8 de setembro de 2020, a deficiência de ferro pode levar à anemia. E esse é um problema muito sério de saúde que deve ser evitado ao máximo. Portanto, para saber quais alimentos com ferro devem ser incluídos na sua dieta, confira as recomendações abaixo.

Assim, leia também: 5 ótimas frutas para treino de corrida; saiba quais consumir antes e depois do treino

Alimentos com ferro - Reprodução: Pixabay Alimentos com ferro – Reprodução: Pixabay
Quais são as frutas ricas em ferro?
As frutas, além de serem deliciosas, são uma grande fonte de minerais. E algumas contam com ferro em sua composição. Veja quais delas têm esse importante mineral a seguir.

Damasco: essa fruta é capaz de suprir 8% da recomendação diária de ferro. Para isso, é só consumir ¼ de xícara de chá. E com o damasco é possível preparar molhos, saladas, sucos e geleias;
Morango: além de ferro, o morango tem também antioxidantes, fibras e Vitamina C;
Maracujá: e por falar em Vitamina C, outra que é rica nesse mineral é o maracujá. Ainda conta com cobre, fósforo, magnésio, cálcio, além do ferro, é claro.

Ademais, leia também: 5 alimentos naturais que melhoram o sono; sinta-se mais disposto para as tarefas do dia a dia
Qual o alimento com mais ferro?
Além das frutas, os alimentos tradicionais também contêm bastante ferro em sua composição. Mas, você sabe qual é o alimento que mais tem ferro? É a carne bovina. Além desse importantíssimo mineral, ela conta com outros nutrientes também. São eles: magnésio, potássio, fósforo, zinco, aminoácidos, proteínas, gordura e vitaminas A e do complexo B. A carne vermelha é realmente um alimento muito completo.

Confira a seguir outras fontes de ferro para você incluir na sua alimentação.

Carne de porco: é considerada o segundo alimento que mais tem ferro;
Frango: depois da carne vermelha e de porco, a branca vem logo em seguida. Ela também é ótima para quem quer emagrecer e/ou ganhar massa muscular;
Peixes: salmão e crustáceos como o camarão, lagostas e siris são uma ótima fonte de ferro;
Gema do ovo: além do nutriente, ela também é capaz de fortalecer o sistema imunológico. E é muito boa para quem quer ganhar massa magra também.

Viu só por que os alimentos com ferro são tão importantes no nosso dia a dia? Então, nada de subestimar esse nutriente tão necessário. Ao contrário inclua os itens deste artigo na sua dieta agora mesmo.

Portanto, leia também: Ovo branco e o marrom tem diferença nutricional? Descubra se ambos são saudáveis

Tem 27 anos, adora filmes, séries, música e futebol. Além de escrever, é claro. Trabalha como redator, revisor e tradutor inglês-português.